Se você não estiver se comportando rigorosamente de acordo com a definição anterior, então você estará planejando. A opção por um caminho ou outro é estritamente pessoal. Afinal, cada um tem o direito de administrar sua vida como bem entender. A não ser quando existam terceiros envolvidos. A bem da verdade, ainda aí a decisão é pessoal. Mas há que se considerar que as conseqüências da ação extrapolarão a esfera da individualidade.
Ou seja, ao terceiro, direta ou indiretamente afetado por sua ação, cabe o direito de julgar seu ato. Então, agir impulsivamente não parece ser a opção mais adequada, profissionalmente, enquanto prestadores de serviço, já que nos propomos a administrar recursos de um cliente.
O profissional é avaliado por resultados. O sucesso profissional, portanto, está vinculado à otimização desses resultados. E a melhor forma de se obter bons resultados é pensando antes de agir.
Já que estamos de acordo com a necessidade de se planejar, podemos perceber que todos somos planejadores. Todos pensamos antes de tomar uma decisão. Uns mais, outros menos.
O profissional da área de planejamento tem consciência da importância de se planejar. Sabe como o planejamento afeta o resultado da ação.
Antes de agir, sabe que deve estabelecer um profundo contato com a realidade que irá atuar. Sabe que cada informação obtida aumenta a chance de acerto. Sabe que deve analisar minuciosamente as informações disponíveis. Detectar todos os problemas e oportunidades. E cobrar o melhor de si na criação de soluções, o produto final de seu trabalho.
O bom planejador é um guerreiro a caminho de uma batalha. A morte é a sua melhor conselheira. Ele age como se aquela fosse sua última oportunidade de planejar. Cada ato seu é derradeiro. Assim, tem a certeza de que aquele será seu melhor plano.
Controle, disciplina, paciência e sentido de oportunidade são suas armas.
Sensibilidade, criatividade e inconformismo, seu diferencial.
Ser um planejador é, antes de tudo, um estado de espírito.
“Se eu tiver oito dias para cortar uma árvore, gastarei sete afiando o machado.”
Abraham Lincoln.
"É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las." Bernardinho.
"Planejar é decidir de antemão qual é, e como será a sua vitória."
Rhandy di Stefano.
“Planejar é preciso, viver não é preciso”.
Fernando Pessoa.
Obs.: Esse artigo também foi publicado no Blog da JCocco Comunicação


Nenhum comentário:
Postar um comentário