sábado, março 20, 2010

Outra pesquisa sobre stress

A cruz do stress

Uma pesquisa da regional brasileira da International Stress Management Association (Isma-Br) com 1 600 profissionais de todo o Brasil comparou os níveis de stress e ansiedade de cinco categorias. O estudo, ainda inédito, revela que os padres e freiras podem enfrentar pressões semelhantes e até maiores que as de outras profissões reconhecidamente propensas ao stress, como executivos*, policiais, atendentes de telemarketing ou motoristas de ônibus.
Apesar dos altos níveis stress, o estudo também revelou que os religiosos são a categoria que com maior freqüência se declara feliz e a que menos perde a esperança.

A seguir, os resultados de alguns itens da pesquisa:

Freqüentemente me sinto exausto fisicamente
25% dos padres e freiras
23% dos policiais
22% dos executivos
16% dos motoristas de ônibus e atendentes de telemarketing.

Freqüentemente me sinto exausto emocionalmente
28% dos padres e freiras
26% dos policiais
20% dos executivos
14% dos atendentes de telemarketing
13% dos motoristas de ônibus

Freqüentemente me sinto desgastado
21% dos policiais
19% dos padres e freiras
17% dos executivos
11% dos motoristas de ônibus
8% dos atendentes de telemarketing

Freqüentemente me sinto fatigado
22% dos padres e freiras
20% dos policiais
16% dos executivos
8% dos motoristas de ônibus
7% dos atendentes de telemarketing

Freqüentemente me sinto cheio de energia
53% dos motoristas de ônibus
51% dos atendentes de telemarketing
50% dos policiais e executivos
44% dos padres e freiras

Freqüentemente me sinto ansioso
52% dos executivos e dos padres e freiras
47% dos policiais
46% dos atendentes de telemarketing
38% dos motoristas de ônibus

Freqüentemente sinto meu pescoço tenso
43% dos padres e freiras
40% dos executivos
31% dos atendentes de TMK
28% dos policiais
20% dos motoristas

Freqüentemente sinto-me tonto
9% dos padres e freiras
8% dos executivos
7% dos atendentes de TMK
6% dos policiais
4% dos motoristas de ônibus

Freqüentemente não consigo afastar alguns pensamentos intrusos
21% dos padres
18% dos policiais e dos atendentes de TMK
16% dos executivos
12% dos motoristas de ônibus

Rumino os erros que cometi
34% dos padres
26% dos executivos
24% dos motoristas de ônibus
23% dos policiais
22% dos atendentes de telemarketing

No meu dia-a-dia, as situações difíceis podem ser superadas
96% dos padres e freiras
93% dos atendentes de telemarketing e dos executivos
91% policiais
87% dos motoristas de ônibus

Eu prefiro me colocar em risco a deixar as pessoas saberem que preciso delas
18% dos padres e freiras concordam
17% dos atendentes de telemarketing concordam
14% dos motoristas de ônibus
13% dos policiais
8% dos executivos

Freqüentemente me sinto feliz
83% dos padres e freiras
77% dos motoristas de ônibus
74% dos atendentes de telemarketing
73% dos executivos
62% dos policiais

Raramente me sinto sem esperança
41% dos padres e freiras
36% dos executivos
25% dos policiais
20% dos atendentes de telemarketing
16% dos motoristas de ônibus

Fonte: Isma-Br
*Executivos e profissionais liberais

Nenhum comentário: