quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Trabalhando por esporte.

Existe um grande mercado de entretenimento do qual os esportes fazem parte.
Aliás, ela foi denominada Indústria do Século XXI. Assistimos, no final do século passado, a uma corrida entre os vários segmentos da Indústria do Esporte. Tanto na mídia, com os eventos se supervalorizando nos custos de transmissão, provocando disputas entre as principais emissoras de televisão, como nas gestões dos clubes, principalmente no futebol. Os patrocínios viraram obrigação. Os atletas se supervalorizaram. Tudo isso, devidamente planejado para ativar inúmeros produtos e marcas. Paralelamente, o cinema entrou na disputa desse mercado de entretenimento com superproduções, explorando os efeitos especiais, refilmagens, se preocupando (unicamente) em levar mais e mais receitas para suas realizações.
A tecnologia, evidentemente, tem uma parcela de "culpa" nisso tudo.
No esporte, novos calçados, novas bolas, scouts, games, telões, camarotes com plasmas, celular, internet, compõem hoje esse universo. O mesmo acontecendo com o cinema (DVDs, sites, ipods, mp’s, etc.). O entretenimento hoje, tanto cultural quanto o esportivo, está impactando mais os seus públicos pela facilidade de colocar seus produtos à disposição dos vários meios de comunicação.
O papel da agência de marketing esportivo, nesse contexto, é o de orientar o mercado para a correta utilização dessa ferramenta. Não se trata somente de comercializar placas e camisas com patrocínios. Trazer os Jogos Pan-americanos para o Rio de Janeiro, em 2007, foi uma prova de que o marketing esportivo funciona. Seja para as modalidades esportivas, seja para os atletas que participaram, ou ainda para a própria cidade, para o país como um todo, para o COB - Comitê Olímpico Brasileiro, para as federações e confederações, para artigos esportivos, para o licenciamento, para os veículos de comunicação e para o público aficionado ou não.
O jogo da Seleção de futebol feminino, na partida histórica no Maracanã, não só levou um público de 77 mil pessoas, como também mostrou uma das maiores feridas do marketing esportivo brasileiro. Mostrou como estamos e o quanto ainda temos que trabalhar no sentido de implantar, extra campo, essa que é uma das mais corretas técnicas profissionais no esporte.
A J.Cocco Sport Mkt é uma pioneira nessa área. E como tal, se faz presente em todas as vertentes possíveis. Na disputa desse mercado, na área política e na empresarial. Marcando território. Lançando novidades (Ranking dos Esportes, Photomind, etc.). Realizando Seminários com assuntos do momento (Leis, Social, etc.). Uma Agência realmente presente. Praticar um esporte nem sempre é barato. Comercializar um projeto nem sempre é fácil. Por isso, a agência procura sempre estar na frente, fazendo juz ao seu pioneirismo e sem perder o foco.

Chico Andrade
Diretor de Planejamento da J.Cocco Sport Mkt
chicoandrade@jcoccosport.com.br

Nenhum comentário: